terça-feira, 5 de novembro de 2013

Alguns elementos que “identificam” o rock progressivo


Fonte de pesquisa: Enciclopédia do Rock Progressivo e Wikipédia (  com depoimentos do Wagner Tiso, Marcos Vinícius Trojan , David Paiva e Marcus Viana)

Letras que abordam temas como ficção científicafantasiareligiãoguerraamorloucura e história. Nos anos 1970 muitas bandas progressivas (principalmente alemãs) usavam letras de cunho político esquerdista. No entanto, o fator "letras" não pode ser utilizado para definir o rock progressivo já que as músicas instrumentais são mais importantes para o estilo. 

Álbuns conceituais, nos quais o tema ou história é explorado ao longo de todo o fonograma,  tornaram-se um conceito do estilo ópera rock , mas  era seguido nos álbuns "Progressivos". 

 Na época dos discos de vinis, normalmente eram usados álbuns duplos com capas com gráficos bastante sugestivos e muito completas, que remetiam ao conteúdo musical. 
Esse trabalho, bem elaborado, também influenciou muitos trabalhos de MPB no quesito " capas de LPs", pois muitos artistas começaram a seguir o mesmo estilo , fazendo capas e encartes como verdadeiros complementos artísticos e visuais para os fonogramas. 

O uso proeminente de instrumentos eletrônicos, particularmente de teclados como órgão   Hammond, piano, mellotron, sintetizadores Moog (moog modular e minimoog) e sintetizadores ARP, em adição à combinação usual do rock de guitarra, baixo e bateria. Além disso, instrumentos pouco ligados à estética rock, como a flauta (o mais utilizado destes), o violoncelo, bandolim,trompete e corne inglês.

Harmonias feitas com base em tríades,utilizando progressões não tão usuais ( não utilizam acordes com sonoridades "Maiores" ,como feitos na Bossa Nova e no Jazz), além da longa duração de cada música, são elementos importantes para identificar o "Progressivo". 




Nenhum comentário:

Postar um comentário